HOME Institucional

Institucional

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

O Liceu Coração de Jesus,  é uma associação civil, de natureza confessional, beneficente e filantrópica, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter educacional e de assistência social. Seu Estatuto Social foi devidamente registrado em 19 de novembro de 1942. Tem por objetivo contribuir para a promoção de uma educação transformadora e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, visando à valorização integral do ser humano e a minimização das situações de vulnerabilidade.

Liceu Coração de Jesus: Desenvolvendo integralmente a juventude de Pindamonhangaba!

Sede


Salesianos Pindamonhangaba


Missão

Acolher crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo o exercício da cidadania pela metodologia preventiva de Dom Bosco.

Visão

Ser referência no trabalho educativo e socioassistencial com crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Valores

1. Respeito 2. Ambiente educativo 3. Trabalho em rede 4. Ética 5. Solidariedade 6. Competência


Igreja do Coração Eucarístico

Missionariamente, vai às famílias e proporciona formação bíblica e doutrinal acolhendo e transmitir-lhes os valores do Evangelho, favorecendo a experiência de encontro com Jesus em vista do discipulado, da Estreia do Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco (Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar) e das prioridades estabelecidas pela nossa Assembleia Comunitária de agosto de 2017 (Engajamento dos adolescentes e jovens de 17 a 29 anos na comunidade), somos chamados a renovar nosso amor por Jesus Cristo, inspirados pela Mãe e Mestra, Maria, nosso modelo de “sim” e por Dom Bosco, pai e mestre da juventude.

Aspirantado Salesiano

O processo do Aspirantado é um tempo de conhecimento e avaliação quando o formando conhece a congregação e é conhecido por ela. Este processo pode ser suspenso a qualquer momento, unilateralmente, ou por consenso de ambas as partes.

Pastoral Juvenil Salesiana

A pastoral Juvenil Salesiana é marcada pelo carisma de Dom Bosco, uma inspiração da caridade educativa do Bom Pastor. Busca-se como ação a pedagogia preventiva, amável, pronta ao diálogo e a confiança. Procura ocasiões de contato, de proximidade e de comunhão, tornando-se sensível aos desafios, interpelações e inquietações da juventude. Valoriza a sabedoria humana, suas capacidades e seus métodos profissionais, mas, sua expressão e orientação fundamental é propor a todos os adolescentes e jovens a viverem como Jesus viveu, a compreenderem sua plenitude humana: que é ser protagonista e corresponsável pela construção do reino de Deus e do mundo, sendo “Bons cristãos e honesto cidadãos”.

Oratório Festivo

O Oratório festivo tem como objetivo promover, por meio da prática do Sistema Preventivo de Dom Bosco, o amadurecimento humano e espiritual dos oratorianos. Aos finais de semana são desenvolvidas atividades recreativas e esportivas nas quadras e salas de jogos como futsal, vôlei, basquete, jogos de mesas e oficinas. Essas atividades são voltadas para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade do município. Durante o oratório acontece o momento de espiritualidade intitulado “Boa tarde”: minutos dedicados a uma mensagem, um bate papo entre os jovens, terminando com uma oração. A equipe “Mamãe Margarida” prepara o lanche para todos, que é distribuído ao final.

Centro Salesiano de Convivência da criança e do adolescente

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com foco em espaços de convivência, formação para participação cidadã, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 15 anos.

Núcleo Socioeducativo de Esporte e Cultura

Serviço de convivência e Fortalecimento de vínculos, com foco em espaços de convivência, formação para participação cidadã, desenvolvimento do protagonismo, da autonomia a partir dos interesses, demandas e potencialidades de adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos.

Curso pré-vestibular

 O projeto busca promover a ação socioeducativa e a transformação social através do cursinho gratuito para vestibular, atendendo adolescentes do município de Pindamonhangaba. O projeto traz aulas de caráter inovador possibilitando que eles aprimorem a criticidade, capacidade de leitura, de raciocínio lógico, promovendo a autonomia e responsabilidade, minimizando as possíveis vulnerabilidades pré-existentes. O grande desafio da equipe é contribuir para a diminuição de estatísticas que apontam o grande número dos nossos jovens fora das universidades.

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(12) 3643-2239


ENDEREÇO

Rua São João Bosco, 727 - Santana


EMAIL

comunicacao@salesianospinda.org.br